13 novembro 2009

gatos e sextas-feiras treze

As crenças em que todos nós acreditamos...



Muitos de nós não podem ouvir falar da sexta-feira 13 - que dá azar. Neste dia adopta-se uma quantidade de atitutes contra o azar que contado ninguém acredita... Evitar, por exemplo, cruzar-se com um gato preto - como se isso fosse possivel! Os gatos têm vontade própria!!


Consta que na idade média os gatos pretos eram as bruxas transformadas em animais.


Por isso a tradição diz que tal encontro dá azar de certeza. Eu só gosto deles pretos... significará isso que sou uma bruxa e não sei?!


Os místicos, no entanto, têm outra versão: quando um gato preto entra em casa dizem que é sinal de dinheiro a chegar - neste caso isso é que é azar!! Matei tantos em míuda, ando sempre a espanta-los e os pretos não se chegam...


Ah!, e que acariciar um gato atrai boa sorte - mas só a quem eles deixam chegar perto porque desde miuda que não há gato que goste de mim.


A históra deste mistério todo e a razão para tanta crendice começa logo no número: 13 (treze) é um número de infortúnio, enquanto doze é um número de algo completo; o dia da semana também não ajuda, regra geral é um dia de azar.


As histórias são muitas...
Umas referem a Última Ceia - Jesus Cristo e os 12 apóstolos, um total de treze pessoas em torno da mesa... Duas delas acabaram por morrer, Jesus e Judas Iscariotes, de forma trágica; o primeiro por crucificação, o segundo por suicídio.
Outras fazem crer que o dia teve origem a dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, aquando da declaração da ilegalidade da Ordem dos Templários pelo rei Felipe IV de França, muitos deles além de presos e mutilados foram ainda mortos por heresia.
Uma das mais vulgares é a captura e queima de eventuais treze bruxas numa sexta-feira mas que de momento não me recordo... assim que saiba alguma coisa escreverei.

1 comentário:

M disse...

Lol a das 13 bruxas queimadas é o célebre "castigo das bruxas de Salem"...


Olha eu por acaso acredito um bocadinho nisso dos gatos... sempre que passa um pela frente acontece alguma coisa, e não costumam ser levezinhas! ou perco alguma coisa importante, ou a mota não pega, entre outras desgraças =P

verdade ou mentira, mais vale prevenir e atirares logo uma pedra ao raio do gato, se o vires aproximar...