27 agosto 2009

Tomatina

A História:

A Tomatina é uma das festas mais conhecidas, internacionalmente, da Espanha, celebrada em Buñol - Valência -  na última quarta-feira do mês de Agosto. E... bem, a festa consiste em atirar, literalmente, tomates!
Segundo consta a tradição nasceu em 1944 mas não há uma base concreta de como e quando e porquê. Uns defendem que a origem vem de uma luta de comida entre amigos; outros afirmam que atacaram um desfile carnavalesco com tomates; há quem diga que foi também uma partida a um músico (é complicado agradar a gregos e a troianos).... Há, ainda, as versões mais trágicas que nos remetem para um despiste de camião carregadinho de tomates e, ao que parece, a preferida entre nuestros ermanos, atacaram um autarca com tomates durante uma festa.

***
Agora, entre nós, meus caros, imaginem o seguinte: a Tomatina em tomate expresso, ou seja, através do ketchup... nas mangueiras dos bombeiros! Seria uma guerra civil bem vermelha!...
Ora, por favor!!
Então anda meio mundo a criticar os Lusitanos por encararem os touros pelos cornos em plenas praças públicas (São Miguel, Açores - Portugal) ou nas arenas do Campo Pequeno (Lisboa - Portugal), enquanto os espanhóis atiram tomates uns aos outros?! Então e os milhares de pessoas que morrem no mundo inteiro todos os dias desnutridas e famintas? Segundo o último relatório da Unicef  em http://www.unicef.pt/ "(...) O relatório da UNICEF cita estudos recentes, segundo os quais o risco de fome pode aumentar para cerca de 50 milhões de pessoas no mundo até 2010 (...)"!! Então e as ruas que amanhã têm de ser limpas?!  A água, segundo os números 7 e 8 da Declaração Universal dos Direitos da Água, presente no site http://www.quercus.pt/:
"7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas actualmente disponíveis.
8. A utilização da água implica o respeito da lei. A sua protecção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado."


Vamos no bom caminho, hã?!
A Água, a Fome... são dois bens essênciais à existência dos Homem!! Os nossos antepassados já cá não estão mas precaveram-se de nos deixar uma riqueza de património que nós não estamos a preservar para os nossos sucessores.

Sejamos espanhóis ou portugueses ou quaisquer outros ponhamos a mão na consciência para o que se passa à nossa volta nos maus e nos bons momentos!!

26 agosto 2009

Cartas de Amor

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

 Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

 A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)
Pessoa, Fernando
Cartas de Amor...
Quando se falam nelas lembra-me sempre aquela música tão antiga, tão portuguesa, de Tony de Matos "Cartas de amor/Quem as não tem/Cartas de amor(....)"... 
E ridículas ou não, meu caro poeta, todos  - homens e mulheres - gostamos de as ler, de as receber e sonhar com elas também...
Recorda-me as que já recebi, os amores que já vivi e as cartas que quero ainda receber; a primeira que recebi e o que lá dizia numa letra delicada, com um leve aroma que ainda hoje tem... ah!... a primeira carta de amor...
O amor não nos molda!
Constrói-nos!
Faz-nos ser quem somos!
Mostrar a verdadeira essência que há dentro de nós!
E como não há melhor maneira de acabar esta redacção que fala de amor e sem muito mais para dizer: Amo-te*




25 agosto 2009

mudanças

Novos tempos se avizinham....

Há um aroma diferente no alvorada, deste dia raiado, deste sol maravilhoso, às sete da manhã...

Passa quase despercebido mas há dois anos já, que a sua presença se vem notando...

No céu, o destino foi novamente traçado, as estrelas mudaram de cor, agora, com a turbulência desta última "chuva de estrelas", aquelas poeiras soltas do Universo que trespassam a atmosfera do nosso planeta, mudaram de lugar também... 

Espera-se; não há mais nada a fazer.
Aguarda-se, recostada nessas cadeiras-baloiço maravilhosas, dos nossos avós, junto às chamas quentes da lareira trepitante.

24 agosto 2009

paixãO

PAIXÃO:

Eu sou uma pessoa apaixonada por Natureza!!

Preciso constantemente dessa adrenalina na minha vida!
Sou mulher, sou romântica.

Mas não quero saber de romantismos todos os dias!! Quero uma paixão!, porque as paixões alimentam a minha vida como se tratando de ar nos pulmões! A vida não tem qualquer sentido sem paixão.
O quotidiano é tão aborrecido... as pessoas tornam-se enfadonhas, sem brilho e sem encanto, são infelizes porque nem sequer se apercebem que o que as esquenta é uma desses sentimentos loucos que arrebatam; essa adrenalina que borbulha no sangue, que cora o rosto, que palpita o coração, excita o corpo e, por fim, explode numa enebriante confusão de sentimentos!

Eu tenho algumas paixões assim: arrebatadoras, que coram o rosto e palpitam e excitam... e sou terrivelemente feliz!

Eu amo a vida!
Amo a minha escrita!
Acolho sentimentos no meu colo e embalo-os todos os dias envolvendo-os em tudo e em toda a gente...
Felizes os tontos apaixonados.


*PAIXÃO

CÓCegas!!

A vida não te sorri?!

Ora essa!!!!

Faz-lhe cócegas!!

Quando fores mais velha, por mais liftings que faças as rugas visitar-te-ão de qualquer maneira! Mais vale recebe-las por serem motivos de alegria e bons tempos passados e diversão em vez de serem marcas das lágrimas que já passaram...

Sorri!!!