14 janeiro 2010

Campanha de prevenção do VIH/HIV

Até que enfim uma campanha de prevenção dirigida à homossexualidade. Toda vida se julgou ( preconceitos!) que a sida aparecia, preferencialmente - até parece que se trata de um jogo de setas - nos casais homossexuais que nos casais heterossexuais. Pois é mentira; acontece apenas a quem não se protege independentemente da sua escolha/orientação sexual, seja homem ou mulher.



Aceitem as diferenças de cada pessoa, assumam aquilo que sentem pois grande parte das vezes é pura natura e, acima de tudo, protejam-se não julguem as pessoas pela aparência porque mais enganador que o espelho só mesmo o nosso ego.

Vejam o vídeo e...




... escutem a última frase:"ÀS VEZES, O INSESPERADO, ACONTECE."

13 janeiro 2010

sismo no Haiti, 12 Janeiro 2010




A notícia do jornal Público (http://www.publico.pt/Mundo/3-milhoes-de-pessoas-afectadas-no-sismo-do-hati_1417564) deixa bem clara a gravidade do sismo - 7.0 na escala de Richter, três horas depois do primeiro tremor que se sentiu às 16h53min, hora local.
O Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental, consta que 80% dos três milhões de habitantes vive abaixo dos limiares da pobreza sem contar com os outros seis milhões dispersos pelo país.

É um ciclo cada vez maior e que cada vez mais tende a aumentar como uma bola de neve não só pelo facto da população ser maioritariamente pobre como também a nível geográfico o Haiti está numa zona extremamente sensível a desastres naturais, quase ao fim da notícia, o jornal Público refere ainda: "A capital Port au Prince foi parcialmente afectada por um sismo de magnitude 6,7 em 1984. Em 2004, mais de três mil pessoas morreram na sequência do furacão Jeanne, que dizimou a cidade de Gonaives, no noroeste do país. Quatro anos mais tarde, a mesma cidade foi novamente devastada por quatro sistemas tropicais. Desde 2008, os furacões Gustav, Hanna e Ike mataram 800 pessoas...".
O que lhes vale agora é as ajudas internacionais vindas de organizações como a Cruz Vermelha, que já está a actuar no terreno, não duvido que em breve muitas mais juntar-se-ão.

Há que ter fé, resgatar as vítimas debaixo dos escombros, enterrar os mortos de forma honrada e ajudar economicamente. No fundo, trata-se de uma crise global, que nos pode afectar a todos ainda hoje ou já amanhã. Temos de ter em mente que é uma "catástrofe de grandes dimensões" como refere Raymond Alcide Joseph, embaixador do Haiti nos EUA mas há que erguer a cabeça e pôr mãos ao trabalho.

12 janeiro 2010

"- Aqui não se fazem bonecos!"

Mais uma época de presentes, mais uma lista, papel de embrulho, fitas e muita coisa por onde escolher. Começa a ser tradição a prenda para uma de muitas pessoas da minha grande lista, é sofrimento até à hora de entregar.
Ele tinha um fio e eu queria oferecer uma chapa. A ideia surgiu devido à diabetes tipo I - e se lhe acontece alguma coisa e não tem consigo os seus docs como é que sabem?! Ele não é uma pessoa religiosa mas tem a sua fé e um especial apreço por São Miguel, o Arcanjo Guerreiro.
O que eu corri atrás disso...por todo o lado só se vêm as chapas tradicionais, ovais com altos/baixos relevos... - nem pensar!!! De ourivesaria em ourivesaria lá fui perguntando a possibilidade de fazer uma coisa diferente... "eu quero uma chapa de prata como os tropas usam mas quero a gravação de um anjo; não quero as figuras tradicionais que se vêm por aí, blá,blá, blá...tudo explicado ao pormenor".
Num belo dia, arrisquei a entrar numa que até nem tinha muito ar desse tipo de coisas mas enfim, não custa tentar... e lá fui eu, expliquei o que queria e a resposta da empregada :" - Aqui não se gravam bonecos!!", incrédula com a resposta curta e ignorante da rapariga, agradeci e saí esputefacta com  o que os meus ouvidos tinham escutado... bonecos?!


APARTE:


A beleza não é tudo no atendimento ao público, srº gerentes, a inteligência também conta e é preferível. Não são bonecos são figuras, o termo "bonecos" poderia ser usadotratando-se de um assunto para crianças, nunca referente a adultos, excepto as bonecas insufláveis, muito menos neste caso que se trata de uma figura religiosa. Não interessam as crenças de cada um, o que está em falta é uma questão de cultura e senso comum, nada mais; portanto aqui deixo um conselho à gerência de qualquer loja, já que, não é a primeira vez que me deparo com erros desta natureza, sem necessidade nenhuma, ou são belas e inteligentes ou se são só belas que tirem uma formação de atendidmento ao público e tenham o mínimo de cultura possíveis!!! Além de tudo é muito desagradável para quem está a ser atendido perceber que quem está atrás do balcão ainda percebe menos do que se está a falar.


Bem, no fim ainda acabei por ter sorte, à "porta de casa" lá encontrei a ourivesaria que se propôs a ver o que conseguia fazer, arranjei uma imagem no google e fiquei à espera de uma resposta. O exemplo que me deram aquando de um possível orçamento, foi de um trabalho excepcional, muito simples, com os seus pormenores no sítio, nem demasiado grande nem demasiado pequeno; exactamente aquilo que eu queria,  pedi que prosseguissem e fiquei à espera.
Lá passaram dias e nada... a minha ansiedade era cada vez maior e eu não podia fazer nada a não ser esforçar-me ao máximo para pensar positivo; na última vez que passei a saber notícias a resposta foi a mesma mas eu ainda disse: "... desde que venha, mesmo que seja no dia24... à noite... é preciso é que venha...". Aquela semana chegou e nada... 20... 21... 22... 23 de Dezembro, depois de almoço, recebi uma chamada de um número fixo, esbocei um sorriso e atendi na esperança de ser o telefonema tão esperado e assim era, já lá estava a minha prenda de natal para o meu namorado.


Linda... o resultado ainda foi melhor que aquilo que eu estava à espera...