30 setembro 2009

FaroL

Há qualquer coisa de mágico num farol!!!

Talvez a altura - faz inveja a qualquer um a proximidade e a grandeza do Horizonte - talvez a monumentalidade do edifício, talvez as luzes que incidem no oceano noites, madrugadas fora...

A sua História acompanha-o desde a Antiguidade quando as luzes não passavam de fogueiras ou grandes luzes alimentadas a azeite de oliveira ou baleia, conforme os locais onde estivessem, cumprindo a sua intenção de proteger os navegadores ora de irem contra a costa ora contra alguma porção de terra enfiada no mar.

Entretanto o azeite foi substituído pelo petróleo e por conseguinte gás e então, mais tarde, pela electricidade ao mesmo tempo que se foi criando uma habitáculo de espelhos e reflectores e lentes montados, todos eles, num mecanismo de rotação possibilitando o melhor alcance da luz e também a distinção da distância entre um farol e outro aquando da presença de nevoeiro cerrado ou pela própria escuridão da noite não o permitirem à vista desarmada.

Depois, é claro, surgem alguns mitos e o mais vulgar é sobre os afundadores...

Fala-se que os afundadores eram pessoas que construiam falsos faróis com o intuito de atrair os navios para zonas baixas provocando, assim, o encalhamento destes e tendo ali à mão grandes oportunidades para saquearem os destroços.

Ainda assim... mesmo durante o dia... o farol desperta em mim uma curiosidade que não consigo nem omitir nem controlar; é mais forte que eu, parece ser uma parte de mim... que eu, confesso, não conheço...




wallpaper_farol.jpg (image)

28 setembro 2009

"-Que é isso que tens pendurado ao pescoço?!!"

"-Desfiz a passadeira à minha avó e dos trapos fiz um colar!!"