27 agosto 2009

Tomatina

A História:

A Tomatina é uma das festas mais conhecidas, internacionalmente, da Espanha, celebrada em Buñol - Valência -  na última quarta-feira do mês de Agosto. E... bem, a festa consiste em atirar, literalmente, tomates!
Segundo consta a tradição nasceu em 1944 mas não há uma base concreta de como e quando e porquê. Uns defendem que a origem vem de uma luta de comida entre amigos; outros afirmam que atacaram um desfile carnavalesco com tomates; há quem diga que foi também uma partida a um músico (é complicado agradar a gregos e a troianos).... Há, ainda, as versões mais trágicas que nos remetem para um despiste de camião carregadinho de tomates e, ao que parece, a preferida entre nuestros ermanos, atacaram um autarca com tomates durante uma festa.

***
Agora, entre nós, meus caros, imaginem o seguinte: a Tomatina em tomate expresso, ou seja, através do ketchup... nas mangueiras dos bombeiros! Seria uma guerra civil bem vermelha!...
Ora, por favor!!
Então anda meio mundo a criticar os Lusitanos por encararem os touros pelos cornos em plenas praças públicas (São Miguel, Açores - Portugal) ou nas arenas do Campo Pequeno (Lisboa - Portugal), enquanto os espanhóis atiram tomates uns aos outros?! Então e os milhares de pessoas que morrem no mundo inteiro todos os dias desnutridas e famintas? Segundo o último relatório da Unicef  em http://www.unicef.pt/ "(...) O relatório da UNICEF cita estudos recentes, segundo os quais o risco de fome pode aumentar para cerca de 50 milhões de pessoas no mundo até 2010 (...)"!! Então e as ruas que amanhã têm de ser limpas?!  A água, segundo os números 7 e 8 da Declaração Universal dos Direitos da Água, presente no site http://www.quercus.pt/:
"7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas actualmente disponíveis.
8. A utilização da água implica o respeito da lei. A sua protecção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado."


Vamos no bom caminho, hã?!
A Água, a Fome... são dois bens essênciais à existência dos Homem!! Os nossos antepassados já cá não estão mas precaveram-se de nos deixar uma riqueza de património que nós não estamos a preservar para os nossos sucessores.

Sejamos espanhóis ou portugueses ou quaisquer outros ponhamos a mão na consciência para o que se passa à nossa volta nos maus e nos bons momentos!!

2 comentários:

Ana R. disse...

Pela 1º vez não estou totalmente de acordo com um texto teu....

Depois de tanta coisa que vi na indústria alimentar, não condeno a festa da Tomatina como um desperdício desnecessário de alimentos.
Condeno sim aqueles que tem um nível de exigência tão elevada nos seus parâmetros de qualidade que geram demasiado desperdício, condeno aqueles que por comodismo, motivos económicos, prestigio, ou qualquer outro motivo preferem deitar para o lixo toneladas e toneladas de bens alimentares, a doar, ter menos lucro, ou tentar arranjar um destino mais digno a algo tão precioso como um género alimentar.

Assim parece irónico, mas não condeno a Tomatina. Acredito que essa festa, feita como mais ou menos toneladas de tomate, com tomate de melhor ou pior qualidade, dá ao vegetal que lhe é característico um destino "útil".
Fazem assim cumprir uma tradição, dão aos seus festivaleiros uma oportunidade de descarregar ali tantas e tantas raivas, stresses e ou qualquer outro sentimento mais negativo. Acredito que o “atirar o tomate” tenha nesse movimento tão simples uma carga tão simbólica e útil para o seu atirador que me faz perdoar o desperdício e falta de senso que lhe podemos atribuir facilmente.

Quanto ao desperdício de água, ai entro em conflito com a minha vontade de “legalizar a Tomatina”, acredito que sejam gastos milhares e milhares de litros de agua para limpar os vestígios deixados depois da Tomatina, mas sou tentada a pensar que isso comparado com tantos milhões e milhões de litro mal gastos de outras tantas e tantas formas, isso comparado com os milhares de milhões de litros poluídos diariamente, seja apenas uma gota no oceano. Note-se que a limpeza do sambodromo no Brasil, a limpeza das ruas de torres no carnaval, gastam tb muitos e mt litros de água… será que os devíamos condenar também ?
Não é que não ache que essa gota não seja importante, mas sou tentada a pensar que devêssemos pensar em cortar os gastos de água em tantas outras coisas e deixar, pelo menos por enquanto, a Tomatina….

Bem eu acho mesmo é que gostava de ir a Tomatina e por isso é que penso assim, é que se acha-se mal haver essa festa ia contra o meu bom senso se algum dia la for.
XD

Espero que quem se de ao trabalho de ler tudo isto não fique, no final a pensar que não sou defensora do meio ambiente, porque sou e preocupo-me em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei, mas daí a condenar a Tomatina… hum… ainda não consegui!! Talvez um dia lá chegue. ;)


Beijos

taniah disse...

Não deixas de ter razão, de forma alguma, mas mesmo assim! Atirar tomates?! ;)