11 setembro 2009

Estava eu, esta manhã a tomar o meu pequeno-almoço, na pastelaria do costume a ver os desenhos-animados, a ver as pessoas, a dona da pastelaria divertida com um anúncio numa revista da venda de uma réplica da espada dos Templários que ainda mede 1,18m!... quando o pasteleiro espirrou!! Ouviu-se mesmo um som estridente: "Atchiiiiiiiimmmm!!!"; e vá-se lá saber porquê lembrei-me deste tão famoso virús da gripe H1N1.

Por momentos vi a senhora que estava ao balcão, e que acabara de fazer o seu pedido, olhar tão depressa para o interior da pastelaria, que achei que em poucos segundos a senhora sairia a correr de mãos no ar e aos puxões no seu cabelo, aos gritos, em plena loucura e histeria por causa de um eventual contágio, só pela forma como reagiu! A expressão na sua cara de alerta...!

Felizmente, no dia antes, na mesma pastelaria, dei comigo a dar atenção à conversa entre uma cliente e a dona exactamente sobre o que falo agora: o virús da gripe H1N1. Curiosamente, a desconhecida, sem saber o que eu pensava do assunto porque nem sequer abri a boca (mal conseguia abrir os olhos de cansaço), disse literalmente aquilo que eu penso sobre este assunto: que se trata de um virose gripal tão "normal" quanto o outro excepto em pequenos sintomas; mas até isso é relativo uma vez que cada pessoa é uma pessoa e o corpo de cada um reage de maneira diferente a cada situação.
O que ela não disse foi o que, na verdade, me assusta realmente. Eu não estou livre de contrair essa gripe, de maneira nenhuma, posso evitar a forma mais directa - não saindo do país -  mas não tenho como evitá-lo numa via secundária. Quando tal acontecer, esperemos que não, eu pelo menos espero, preocupa-me a falha do sistema nacional de saúde nas urgências, na linha24 que, dia após dia, sempre vamos ouvindo reclamações por falta de assistência da parte desta, a medicação - afinal o que é o Tamiflu? Que outra medicação me receitarão?

Como vêm, não é o contágio que me assalta a mente mas sim o pós-contágio.

Teremos de aguardar para ver o que acontece e decidir na altura as medidas a seguir e não tomar consciência diariamente de quantos casos já foram denunciados pelos media; até porque quantos casos de gripe sazonal são denunciados anualmente todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos?

Sem comentários: